Judô para Iniciantes, Sem categoria

Benefícios do Judô

Benefícios do Judô

Por Gabriel Miranda – Redação Saúde Plena –
Criado há pouco mais de cem anos no Japão, o judô é uma arte marcial suave que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Uma das leis desta luta é fazer o mínimo esforço para a máxima eficiência.
Nesta arte japonesa não é permitido empurrar, chutar nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono. Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticamente cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário.
Não existe uma idade limite para se iniciar no judô, mas quanto antes, melhor, pois o aprendizado é para toda a vida. O caminho a percorrer é longo.
A faixa branca é a do principiante, passando depois para cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Depois da preta, tem ainda o dan (grau) da coral e da vermelha. O atleta atinge a faixa preta quando está no máximo de seu vigor físico, na juventude e depois passa a aprimorar a força mental e espiritual na maturidade.
O praticante de judô melhora o condicionamento físico e ganha força, pois os golpes trabalham todos os músculos, especialmente das pernas, braços e abdômen. Dá agilidade de raciocínio e ação, melhora a elasticidade e a resistência.
Além disso, destaca-se por ajudar a pessoa a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração. Prova disso é que, no Japão, o judô é uma das disciplinas obrigatórias na academia militar (marinha, aeronáutica e exército), por colaborar no desenvolvimento destes valores.
Pi agora é faixa azul de judô
Pi agora é faixa azul de judô
Para alcançar todos os benefícios, é recomendável a prática pelo menos três vezes por semana, em aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.
Porém, antes de se inscrever em uma academia para treinar, procure conhecer o histórico do professor e se ele está filiado à Confederação Brasileira de Judô ou a uma federação estadual.

Benefícios na prática do judô

Quais são os benefícios de praticar judô?

Benefícios físicos

Quando falamos dos benefícios de praticar judô em relação ao nosso físico, a prática ajuda a queimar calorias. É ideal para quem quer fazer um esporte completo. Também é positivo para perder peso e manter a silhueta, pois ativa o metabolismo.

A nível respiratório é altamente benéfico, pois ensina a respirar melhor, a concentrar-se no ritmo da inalação e exalação. Alivia distúrbios como a asma, pois otimiza a ventilação pulmonar.

O sistema cardiovascular também melhora, uma vez que a prática favorece a boa circulação sanguínea. Graças ao judô, é possível prevenir a hipertensão e outras patologias cardíacas.

O judô envolve o aprendizado de certas posturas que melhoram o equilíbrio corporal, aumentam a elasticidade dos músculos e a flexibilidade das articulações. Tudo isso reduz o desconforto de certas patologias, como a osteoartrite.

Esta arte marcial regula a função do sistema digestivo, facilitando a motilidade intestinal. Até tonifica os órgãos como o fígado e o pâncreas. As técnicas e posturas aprendidas também são positivas para o sistema nervoso. Fortalece a memória e aumenta a resistência à dor.

Os benefícios de praticar judô também envolvem a tonificação dos músculos e a manutenção do corpo em harmonia. No entanto, do ponto de vista emocional e psíquico, a contribuição é ainda maior.

A prática deste esporte otimiza as habilidades psicomotoras permitindo um equilíbrio tanto físico quanto mental; é um crescimento para o atleta.

O judô é uma excelente escola para aumentar o respeito em relação aos outros e a si mesmo, sendo um esporte ideal para superar a timidez e controlar a agressão.

No caso das pessoas tímidas, o judô ajuda a perder o medo do contato com pessoas diferentes e a expressar-se através de seu próprio corpo. Além disso, melhora a confiança nas próprias habilidades.

É uma excelente válvula de escape que favorece a liberação de sentimentos negativos. O judô ensina como corrigir comportamentos agressivos,aumentando a tolerância à frustração de maneira construtiva.

 

Judô Sapucaia do Sul, 51 991752320

 

MARCELO MEDEIROS – JUDÔ SAPUCAIA DO SUL

Judô Infantil  – Sapucaia do Sul – Av. Ruben Berta, 168 / Contato: 51 991752320, mais informações no link: http://wrdivulga.blogspot.com/2019/05/judo-em-sapucaia-do-sul-judo-sapucaia.html

 

Aumento da autoestima

O judô aumenta a autoestima. A prática regular deste esporte dá à pessoa autoconfiança, enquanto fomenta otimismo e bom humor.

A concentração que é essencial no momento do treinamento também é útil em todas as áreas da vida. Aqueles que praticam este esporte estão acostumados a pensar antes de agir e a não se deixar levar pelas emoções em situações difíceis.

O judô é um dos esportes que beneficiam seus praticantes de forma integral. Com raras exceções, é adequado para qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade ou sexo.

Essa arte marcial pode ser praticada com uma orientação competitiva, embora na maioria das vezes os alunos prefiram aprender as técnicas que exigem menos esforço de forma recreativa.

Mesmo assim, os benefícios para a saúde são indiscutíveis, e a prática é amplamente recomendada por especialistas. Ela enriquece a capacidade de cada indivíduo de se desenvolver de forma harmoniosa, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Esta arte marcial japonesa é muito mais que um exercício físico. Ela oferece as ferramentas necessárias para treinar o corpo enquanto gera qualidades úteis, forma o caráter e ajuda a estar em equilíbrio consigo mesmo e com os outros.

COMPRE UMA ARTE DA PI, UM DESENHO DA PI

SEJA UM PATROCINADOR, INCENTIVADOR DA PI JUDOCA

 

Através deste site buscamos patrocínio para ela continuar praticando judô e participar dos torneios e campeonatos, deslocamento até os treinos, etc…

Doar para a Pi

BENEFÍCIOS DO JUDÔ PARA CRIANÇAS

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências.

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

A faixa etária pré-escolar, que pode chegar até os 7 anos, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judo consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.

O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judo prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judo, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

Outro cuidado que se deve ter com a prática, não só desta modalidade, mas de todas, é com a competição precoce. O objetivo maior nesta idade é incentivar e fazer com que a criança tome gosto com atividade física e a modalidade. Por isso é importante que a mesma participe de torneios e festivais, porém os pais e professores não devem incentivar a rivalidade nem cobrar demais o desempenho de seus filhos. O incentivo dos pais e professores após a competição é mais importante que o próprio resultado.

O Judo, atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.
Alexandre Miyaki da Silveira – Professor do departamento de educação física da UEM; faixa preta 3º Dan

*Resumindo:

O judô traz benefícios para as crianças e adolecentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
Estimula o interesse pela competição sadia;
Desenvolve o educando como um todo.

O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.

Para as crianças a prática do judô contribue para:

Controle muscular;
Aperfeiçoamento do reflexo;
Desenvolvimento do raciocínio;
Equilíbrio mental;
Reforço do caráter e da moral;
Fortalecimento da auto-confiança;
Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o judô propicia:

Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
A transformação da disciplina;
O equilíbrio mental;
Tratar o semelhante com respeito e humildade;
Torná-lo útil à sociedade.

As crianças e os jovens necessitam experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entraves no desenvolvimento e alterações degenerativas nos neurônios cerebrais.

A criança ainda em período de desenvolvimento ósseo, com todos os seus órgãos extremamente vulneráveis, não pode e não deve ser submetido a um treinamento que exija grande esforço físico.

A prática de qualquer modalidade esportiva deve ter como finalidade conservar a saúde, melhorar a disciplina e formar o hábito de recrear-se com coisas sadias, fugindo da delinqüência e maus costumes.

A prática do trabalho físico deve, nesse período conseguir da criança, melhor postura corporal e desenvolver-lhe reflexos que venham equilibrar seus impulsos naturais.

Visto sob o aspecto educativo, o Judô deve restringir-se a uma atividade bem orientada, recreativa-educacional, pois a resistência da estrutura óssea e dos músculos que quase nenhuma força possuem, é fraca e o desenvolvimento mental é lento e não muito regular.

Inúmeros são os fatores que conduzem a criança à prática do judô. Muitas vezes atraídas pelos amigos; outras, por recomendação médica, com o objetivo de corrigir problemas clínicos ou neurológicos; e também incentivadas pelos pais, com o intuito de contribuir na formação da personalidade e na continuidade do processo educacional. Enfim, de qualquer forma, há a certeza de todos de que o judô é uma das atividades de maior reconhecimento no campo pedagógico para a formação do ser.

***

Para as crianças a prática do judô contribui para:

Controle muscular;
Aperfeiçoamento do reflexo;
Desenvolvimento do racioncínio;
Equilíbrio mental;
Reforço do caráter e da moral;
Fortalecimento da auto-confiança;
Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o judô propicia:

Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
A transformação da disciplina;
O equilíbrio mental;
Tratar o semelhante com respeito e humildade;
Torná-lo útil à sociedade.

As crianças e os jovens necessitam experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entraves no desenvolvimento e alterações degenerativas nos neurônios cerebrais.

Um aprendizado para toda a vida, fundamentado na Psicologia do Desenvolvimento.
As aulas de judô infantil tem por objetivo melhorar a concentração das crianças, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade buscamos fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.

Um ambiente que estimula a tomada de decisões, o espírito em grupo e o companheirismo desde cedo. A criança de hoje, é o formador de opinião de amanhã, por isso a nossa preocupação com sua formação global.

“Se alguém empurrar você, puxe-o; se lhe puxarem, empurre-o. Nunca devemos opor resistência a uma força, sempre acompanha-la”

“Aprender a cair sem se machucar é o bê-a-bá desta luta.” Jigoro Kano

Fonte: http://www.associacao-judo-maresol.com

Se ainda tiver alguma dúvida veja abaixo reportagens que relatam os Benefícios do Judô para os atletas

 

COMPRE UMA ARTE DA PI, UM DESENHO DA PI

SEJA UM PATROCINADOR, INCENTIVADOR DA PI JUDOCA

 

Através deste site buscamos patrocínio para ela continuar praticando judô e participar dos torneios e campeonatos, deslocamento até os treinos, etc…

Doar para a Pi

Toda ajuda será bem vinda.

 

PI NAS REDES SOCIAIS

Youtube

Twitter

Instagram

Facebook

 

Eu Fábio Wlademir, irmão da Pi) sou responsável pelo conteúdo deste site.
Qualquer dúvida entre em contato conosco .

 

ºINÍCIO   ºATUALIZAÇÕES   ºCONTATO   ºSOBRE A PI JUDOCA   ºSÍNDROME DO AMOR    ºHISTÓRIA E FILOSOFIA DO JUDÔ    ºJUDÔ PARA INICIANTES    ºPI NO YOUTUBE   ºÁLBUM DE FOTOS DA PI   ºINCENTIVADORES | PATROCINADORES ºARTES DA PI

 

Design By F2 Info – http://f2info.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.