Competição de Judô, História do Judô, judô, Pi a judoca, Pi judô, Pi Judoca, Sem categoria, Sobre o judô

A história dos quimonos de judô – judogui

A história dos quimonos de judô – judogui

O quimono ou kimono (着物, きもの) ) é uma vestimenta tradicional japonesa utilizada por mulheres, homens e crianças. A palavra “kimono”, que no seu sentido literal, traduzido diretamente do japonês, significa “coisa para vestir” (ki = “vestir” e mono = “coisa”) é utilizada para denotar o nome destes longos roupões. Via Wikpédia

ºINÍCIO    ºATUALIZAÇÕES   ºCONTATO   ºSOBRE A PI JUDOCA   ºSÍNDROME DO AMOR    ºHISTÓRIA E FILOSOFIA DO JUDÔ    ºJUDÔ PARA INICIANTES    ºPI NO YOUTUBE   ºÁLBUM DE FOTOS DA PI   ºSEJA UM PATROCINADOR  ºARTES DA PI

 

a história dos kimos de judô, judogui,kimonos, fabrícia elissa, pi judoca
a história dos kimos de judô, judogui, quimonos, fabrícia elissa, pi judoca

 

Quem já viu uma competição ou treino de judô, certamente viu que o Quimono é a vestimenta ‘oficial’ no tatame para todo o atleta de judô. A grande dúvida, principalmente para quem está iniciando no esporte, é qual deve ser a cor do Quimono para começar suas primeiras aulas.

Primeiramente é preciso definir que traduzindo a palavra Quimono em japonês, temos “coisa para vestir”. É muito fácil reconhecer um Quimono japonês, que são parecidos com grandes roupões longos e utilizados por homens, mulheres e crianças. No caso das artes marciais esse Quimono ganha um novo significado, muito além de que somente uma ‘coisa para vestir’.

 

Mas e o Quimono de judô?

O Quimono que é utilizado para a prática de artes marciais em japonês se chama “Dogi” que significa “vestimenta utilizada no caminho escolhido”. Por isso que a maioria das artes marciais tem os seus Quimonos com ‘dogi’ ou ‘gi’ no final. Karate-gi, aikido-gi e seguindo essa sequência, o Quimono de judô é chamado de judogi, a contração de “judô + dogi”, o que traduzindo livremente seria algo como “uniforme utilizado para a prática do caminho suave”.

Existe ainda uma diferença entre o judogi, que é o traje típico para a prática do judô; e o judogui é o Quimono para a prática do judô.

Segundo os estudos para escrever esse artigo, o judogi é o quimono branco tradicional utilizado para apresentações e o judogui é o Quimono de luta utilizado para os treinos de judô.

Quatro peças formam o Quimono de judô ou judogui do judoca:

Uwagui (casaco ou paletó),

Shitabaki (calça),

Obi (faixa),

 Zori (sandália).

O zori – a sandália japonesa ou o chinelo – é de extrema importância no judogui do atleta, pois também é de responsabilidade do atleta manter a higiene do tatame e não entrar com os pés sujos, evitando também que nas técnicas de chão se ‘esfregue a cara’ em sujeira e que o judogui permaneça limpo.

 

Quimono azul e Quimono branco

Há sempre muita especulação e controvérsia sobre as cores dos judoguis. A primeira delas é – “Por que o judogui tem que ser branco?”. Para responder a questão, muito se justifica a necessidade da cor branca falando sobre a pureza da mente, sobre a cor da bandeira do Japão ou sobre as roupas de baixo do Samurai em combate que eram brancas. O problema é que, diferentemente da escolha das cores para as faixas de 6º dan em diante, Jigoro Kano nunca revelou nenhum motivo especial para que o judogui fosse branco. Os primeiros judoguis eram brancos provavelmente porque era a cor do algodão cru do qual eram feitos. Eles são brancos e devem ser brancos até hoje porque japoneses desde sempre são tradicionalistas e conservadores. Por isso o judogui branco é regra. Para que a tradição seja preservada.

Em 1986 o judogui azul foi sugerido pelo atleta campeão mundial Anton Geesink. O objetivo da nova cor era ajudar os árbitros na distinção dos atletas nos combates oficiais e facilitar o entendimento das lutas transmitidas pela TV para os leigos. Antes dele, os oponentes eram diferenciados apenas por uma faixa vermelha amarrada sobre a faixa principal em um dos judocas. A sugestão do judogui azul foi aceita plenamente apenas por volta de 1997 após muitos anos de contestações, e com a ressalva de que o uniforme azul é indicado somente para uso em competições oficiais.

 

Qual o tamanho certo do Quimono?

Uma grande dúvida na hora de comprar o Quimono de judô é saber o tamanho correto. Como o Quimono não tem somente os tamanhos mais utilizados para roupas – P, M G e GG – foi preciso criar uma tabela de tamanhos para que pudesse ser mais fácil a identificação do tamanho de cada judoca.

Essa numeração também é diferente para homens, mulheres e crianças, e para você não se perder mais, basta utilizar essa tabela abaixo.

Tamanho dos kimonos

ºINÍCIO    ºATUALIZAÇÕES   ºCONTATO   ºSOBRE A PI JUDOCA   ºSÍNDROME DO AMOR    ºHISTÓRIA E FILOSOFIA DO JUDÔ    ºJUDÔ PARA INICIANTES    ºPI NO YOUTUBE   ºÁLBUM DE FOTOS DA PI   ºSEJA UM PATROCINADOR  ºARTES DA PI

 

Fontes:

Site:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Quimono – acessado em 02/12/2018 às 00:00.

Site:  https://twitter.com/judogui – acessado em 02/12/2018 às 00:17.

Site: http://originaltatamis.com.br/historia-dos-Quimonos-de-judo/ –  acessado em 02/12/2018 às 00:21.

Site: http://ojudoca.com.br/2016/03/11/algumas-coisas-sobre-o-judogui/ acessado em 02/12/2018 às 01:32.

 

COMPRE UMA ARTE DA PI, UM DESENHO DA PI

SEJA UM PATROCINADOR, INCENTIVADOR DA PI JUDOCA

Através deste site buscamos patrocínio para ela continuar praticando judô e participar dos torneios e campeonatos, deslocamento até os treinos, etc…

Doar para a Pi

Toda ajuda será bem vinda.

 

PI NAS REDES SOCIAIS

Youtube

Twitter

Instagram

Google +

Facebook

 

Eu Fábio Wlademir, irmão da Pi) sou responsável pelo conteúdo deste site.
Qualquer dúvida entre em contato conosco .

 

ºINÍCIO   ºATUALIZAÇÕES   ºCONTATO   ºSOBRE A PI JUDOCA   ºSÍNDROME DO AMOR    ºHISTÓRIA E FILOSOFIA DO JUDÔ    ºJUDÔ PARA INICIANTES    ºPI NO YOUTUBE   ºÁLBUM DE FOTOS DA PI   ºINCENTIVADORES | PATROCINADORES ºARTES DA PI

 

Design By F2 Info – http://f2info.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s