Judô como esporte Olímpico, Pi judoca, pi a judoca
História do Judô, Sem categoria

Judô como esporte Olímpico, Jogos Olímpicos: Judo

Judô como esporte Olímpico, Pi judoca, pi a judoca

O Judo é uma disciplina de origem nipónica, que se incorporou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Este desporto caracteriza-se pelo predomínio da técnica ante a força bruta. Nas olimpíadas celebra-se em instalações fechadas durante 7 jornadas e permite-se um elevado número de participantes; 400 judocas (230 masculinos e 170 femininos) que se dividem em 7 categorias segundo o peso que vai, para a modalidade masculina, desde não mais de 60 kg até mais de 100 kg; e para a modalidade feminina, desde menos de 48 kg até mais de 78 kg de peso.

 

ºINÍCIO    ºATUALIZAÇÕES   ºCONTATO   ºSOBRE A PI JUDOCA   ºSÍNDROME DO AMOR    ºHISTÓRIA E FILOSOFIA DO JUDÔ    ºJUDÔ PARA INICIANTES    ºPI NO YOUTUBE

 

O Judo significa em japonês “caminho da suavidade” e é uma arte marcial famosa que derivou do Jujitsu, sendo uma modalidade de luta livre muito técnica e elaborada. A disputa tem lugar num tapete quadrado de nove metros chamado kodokan. O combate é dirigido por um árbitro dentro da zona de luta e por outros dois que se encontram nas esquinas opostas da lona. Os judocas devem realizar o combate dentro dos limites da área legal.

A vestimenta dos competidores denomina-se judogi, costuma ser de cor branca ou creme e incorpora um cinto que marca o nível do judoca. Ao princípio do combate os adversários colocam-se frente a frente à uma distância de 4 metros e realizam um cumprimento com uma inclinação antes de iniciar a luta; uma habitual e clássica cortesia que se efetua ao princípio e ao final de todos os combates. Os combates de judo duram no mínimo 3 minutos e no máximo 20 minutos. Se no fim do combate não há um vencedor claro, os juízes assinalam o vencedor com os seus bastões e o árbitro decide em última instância com o seu voto.

O objetivo primordial no judo é conseguir um ippon (ponto vencedor) que equivale a 10 pontos, e pode conseguir-se mediante: um derrube do adversário; elevando o oponente à altura dos ombros; realizando uma chave ou estrangulação ou mantendo ao rival imobilizado durante 30 segundos. Ainda assim, um judoca, que falhe parcialmente a tentativa de um ippon, pode pontuar com um wazari (algo menos que um ippon) que vale 7 pontos. Por outra parte, um wazari-ni-chikai-waza vale 5 pontos e um Kinsa equivale a somar três pontos.

Em relação ao aspeto físico, no judo exercitam-se todos os grupos musculares, o que permite, em idades infantis, um completo e equilibrado desenvolvimento da formação dos ossos e dos músculos. Com esta disciplina também se aumenta a massa muscular e a elasticidade das articulações e os músculos.

Definitivamente, trata-se de um desporto que compagina de um modo perfeito a potência, a tática de luta e a técnica, implicando um progresso integro do indivíduo. É necessário combinar um bom treino físico, tanto aeróbico e anaeróbico, posto que os lances fulminantes e de muita velocidade produzem uma elevada resistência para tolerar com garantias a duração de um duro combate. Há estudos científicos que demonstram que o Judo favorece em grande parte o desenvolvimento completo e harmonioso dos órgãos vitais e dos sistemas do corpo em adultos e jovens.

No Judo o contacto corporal é total desde o princípio do combate até ao fim, razão pela qual é importante dar tudo e não fazer a mínima concessão para retomar forças, porque pode ser aproveitado pelo oponente. É por isso que é fundamental realizar um treino duro de força e resistência no ginásio, incorporando pesos; este aspeto pode marcar a diferença quando existe uma manifesta igualdade técnica entre dois adversários.

Virgin Active
Live Happy – Be Active

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s